15/02/2018

EM MENSAGEM ANUAL, PREFEITO JUNINHO ALVES PRESTA CONTA DAS AÇÕES DE SUA GESTÃO


Na tarde desta quinta-feira (15), o prefeito Juninho Alves realizou a leitura da mensagem anual na abertura dos trabalhos do poder legislativo caraubense.

Na ocasião, o gestor falou de vários desafios enfrentados, ações realizadas em seu governo e projetos que deverão ser desenvolvidos ao longo de 2018. 

Confira a mensagem na integra:

Deixamos para trás um 2017 muito duro, de constantes quedas de receitas e necessidades cada vez mais urgentes de investimentos nas mais diversas áreas, com destaque à saúde e à educação. Felizmente, contamos com equipes dedicadas não somente nessas duas, mas em todas as áreas e assim, conseguimos ir além dessas metas, conseguindo atingir a agricultura, o urbanismo, a economia, a assistência social.
Para atingir isso, não foram poucas as dificuldades e os percalços. Primeiramente tivemos que dar estrutura há alguns serviços que encontramos praticamente desabilitados, além de ter que lidar com a inadimplência em vários setores por falta de prestação de contas, o que nos impedia de promover convênios com as administrações estadual e federal. Graças a muita luta, a compreensão e dedicação de nossos servidores e um trabalho eficiente de nossas assessoria contábil e jurídica, conseguimos retirar o município da inadimplência federal e já desfrutamos desse benefício recebendo emendas federais, dentre as quais, destaco a que trouxe Aviões do Forró ao nosso município para a festa do Padroeiro.
Mesmo assim, a não prestação de contas do ano de 2016 nos impede de receber Certidão Negativa do Tribunal de Contas do Estado e, por isso, impossibilitados de receber emendas estaduais ou realizar convênios com o Governo do Estado.
Depois as receitas nos deixaram preocupados, pois houve queda de cerca de 500 mil reais no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de 2017 em relação a 2016. Isto requer manobras, escolhas duras e muita responsabilidade para fazer com que as coisas continuem caminhando quando se arrecada bem abaixo do esperado.
Com a economia e os equilíbrios feitos, foi possível pagar o funcionalismo em dias e dentro do mês trabalhado, conceder o reajuste equivalente ao piso do magistério em cota única e até mesmo pagar as rescisões no valor de 70 mil reais, que permitiram aos servidores que tanto desejavam a aposentadoria requerida. Os agentes de saúde endemias foram beneficiados também com um reajuste nos seus vencimentos que não acontecia há mais de três anos.
Mesmo assim, como o limite prudencial 2016 estava muito alto, entramos o ano tendo que cortar na carne e emitir decreto que limita aumento de despesas com pessoal e fazer os principais remanejamentos para que este limite diminua e o município não seja prejudicado. As ações deram resultado, o limite diminuiu, mas o esforço continua para que baixe ainda mais.
Outro esforço foi no sentido de buscar aumentar a arrecadação para este ano. Foram sancionadas duas leis que permitem o recolhimento de impostos e sua consequente fiscalização. A segunda delas permite que sejam cobrados impostos sobre os serviços prestados por cartões de crédito e empresas de telefonia móvel. Estas empresas não recolhiam imposto, embora prestassem serviços há anos no município se beneficiando dos lucros aqui obtidos. Outra mudança no sentido de dar mais transparência, eficiência e lisura no setor tributário foi a forma de pagamento. Antes, as taxas eram pagas em espécie no próprio setor. Hoje, os pagamentos são feitos em conta específica em agência bancária de maneira que o controle de transações é feito eletronicamente e permite maior controle.
Foi possível também fazer, já nos primeiros meses, o que antes este município não havia visto: distribuição de material escolar e fardamento gratuito. Fomos a praticamente todas as escolas nas zonas urbana e rural para fazer a entrega desses materiais e ver a satisfação nos olhos de cada um, bem como ouvir os pais e mestres, a comunidade.
Investimos na merenda escolar e exigimos qualidade. Foi o que recebemos de volta. Nessas visitas às escolas, algumas das quais estivemos mais de uma vez, os elogios sobre a alimentação ecoaram nos nossos ouvidos, transformando-se em satisfação e traduzindo-se no pedido da população para que esse bom trabalho continue.
O mesmo aconteceu com o transporte escolar que nos rendeu, não somente os agradecimentos da comunidade como também as congratulações do Governo do Estado, primeiramente por ofício e depois pessoalmente, na pessoa da Secretária Estadual de Educação e do Desporto, professora Cláudia Santa Rosa que nos visitou há duas semanas. Isto porque fomos além de simplesmente o município e ajudamos a transportar os alunos da rede estadual também.
E falando em ir além, é importante lembrar que cumprindo a palavra de ajudar os universitários, criamos a bolsa transporte para os alunos que se deslocam até Mossoró, Apodi e Patu, que começou em 50%, neste mesmo ano aumentou para 60% e esperamos atingir 100% até o final do mandato.
Para completar, assinamos convênio com a Ufersa e estamos recebendo estagiários de lá em várias áreas, assim como do IFRN de Apodi e da UERN. A parceria com as entidades técnicas e de ensino superior, quando acontecem só fazem a cidade crescer e melhorar a qualidade dos nossos serviços a médio e longo prazo. Ter uma universidade e não estar em extensão com ela é perder um tesouro. Nós não cometeríamos este equívoco.
A área de assistência social foi atingida positivamente com algumas medidas de organização e ampliação dos serviços que têm nos rendido ótimos resultados. Os Cras funcionam de maneira satisfatória e os grupos de convivência também.
Aliás, vem de um dos Cras um dos nossos ótimos programas que diz respeito à Capoeira. Um grupo considerável de crianças e adolescentes têm procurado esse serviço que tem mudado o comportamento, aumentado o comprometimento com a escola e proporcionado uma prática de esporte para o desenvolvimento.
Nossos idosos não só continuam nas suas atividades habituais. No início do ano passado, um dos grupos da Zona Rural voltou a funcionar e além do forró dos idosos, eles se tornaram atração na televisão na apresentação que fizeram em frente à prefeitura em junho.
O Creas também tem ajudado a mudar vidas e apoiar as famílias em risco social com bastante eficiência. E o Cadastro Único recebeu uma sede própria para estar também mais próxima das pessoas que se deslocam vindo da zona rural para serem atendidos, de maneira que não precisam mais chegar até os Cras que ficam nos setores mais distantes da cidade. Assim, atendemos os bairros nos Cras e ainda temos uma central que atende os demais casos.
            Ainda no final de 2017 conseguimos trazer para Caraúbas 39 casas que estão sendo construídas através do Governo do Estado. Estas serão entregues, próximo mês, no aniversário da cidade. São 39 famílias que passarão a contar com a casa própria, algumas delas contando com sua primeira casa, outras saindo do aluguel e outras tantas saindo da casa de taipa. Significam melhoria de saúde, cidadania e autoestima.
            Queria destacar aqui também o trabalho realizado junto às artesãs com a formação do grupo de artesãs, as reuniões constantes e as apresentações que foram feitas em setembro e janeiro, quando foi montada a casa do artesão. Caraúbas tem um sem número de artesãs e artesãos precisando de apoio e valorização e eu os convoco para que venham até nós para que os ajudemos.
            Na saúde, nosso trabalho começou antes mesmo de tomar posse para que no dia 2 de janeiro, primeiro dia de trabalho, antes de que entrássemos na sede do palácio, os carros que transportam pacientes já estivessem na rua para levar os mesmos aos seus atendimentos fora da cidade.
            Reformamos postos em Miranda, Cachoeira, Sebastião Maltez e o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO. Essas reformas deverão continuar esse ano porque são muitos. Alguns que visitamos passaram por alguma reforma quando meu irmão Eugênio Alves, hoje nosso Secretário de Administração era prefeito. É o caso da região de Abderramant.
            Também aumentamos a quantidade de exames e de médicos especialistas atendendo. Contamos hoje com atendimento de pediatria, ortopedia, dermatologia, ginecologia e cardiologia. Aliás, isso trouxe um desafio: quando o serviço amplia e melhor, há uma tendência a aumentar a demanda, a procura. Nosso desafio é fazer com que o serviço sempre supra essa demanda. Estou certo que iremos conseguir isso, pois esse é um desafio que decorre da melhoria que tivemos. Algumas pessoas que antes recorriam ao setor privado voltaram a procurar o setor público.
            Fizemos a aquisição de novos carros para a frota. Sendo duas ambulâncias, duas Mitsubishi L200 Triton, e um Volkswagen Gol. Mais dois foram adquiridos para a Secretaria de Assistência Social.
            A agricultura nos rendeu bons frutos igualmente. Começamos pagando o seguro safra de dois anos seguidos, visto que ao assumirmos 2016 se encontrava em atraso e já pagamos referente a 2017. Conseguimos realizar mais de 1.300 horas de corte de terras em toda zona rural. Isso sem contar os açudes, bebedouros, feitos ou restaurados.
            Evidentemente não adianta fazer tudo isso e deixar o produtor sozinho. Então acompanhamos todos com assistência técnica junto a Emater, uma grande parceira, e concedemos serviço de medicina veterinária gratuita. Para impulsionar a renda, estamos fazendo a compra direta e sempre capacitando com cursos ofertados pelo Senar, Emater ou pela própria secretaria. E o tempo seco foi combatido com carro-pipa abastecendo os quatro cantos da cidade. Em si, mais um desafio, atender toda cidade que tem uma área muito grande.
            Informamos também que se encontram finalizadas as adutoras dos Projetos de Assentamentos Silvério Bezerra e Ursulina e das Comunidades de Língua de Vaca, Pedrês e Lages-Livramento. Foi mais um trabalho de reivindicação junto ao Governo do Estado, atendido através do Programa Governo Cidadão.
            Mas há duas coisas que queremos destacar na agricultura: a primeira foi a I Expoeste. Este foi um evento sem comparação onde recebemos produtores e criadores de todo nordeste. Movimentamos a cidade como se via apenas em janeiro. Todo o comércio sentiu, as pousadas, os restaurantes, enfim todo o sistema de serviço. Nossa equipe da Secretaria de Planejamento apurou que na cidade circulou cerca de um milhão de reais. Isso em apenas três dias! Tal foi o sucesso do evento que já entramos no calendário estadual de eventos e, esse ano, teremos a II Expoeste, que tenho certeza será ainda maior, pois todos os que vieram para a primeira voltaram para casa elogiando a organização e a participação da população que transformou essa primeira edição na segunda maior do estado.
            Outra coisa que queremos ressaltar é o investimento no retorno da cajucultura na região de Miranda. O Governo do Estado, via Emater, está retomando esse trabalho com 50 famílias beneficiadas e a prefeitura entrou com mais 50 e o apoio técnico que vai trabalhar junto ao órgão estadual e com isso garantir nova vida para os que ali vivem.
            Em termos culturais, a Festa de São Sebastião já teve duas edições em nossa administração. Cada uma maior do que a outra, como deve ser. Ano passado, com muitas limitações, próprias de quem acabou de receber uma gestão, unimos esforços para fazer um grande evento. E esse ano, já pudemos contar com o apoio do Ministério do Turismo, graças á já mencionada adimplência e ao apoio do corpo técnico. Aviões ajudou a praticamente lotar a Praça dos Festejos, sem, contudo, deixarmos de oferecer a chance para os talentos locais e ritmos como o Rock que já conta com algumas bandas em Caraúbas. Nesse sentido apoiamos também o segmento evangélico com apoio total ao “Dia do Evangélico” que sancionamos esse ano como feriado municipal comemorado com a Praça da Bíblia lotada.
            O “Arraiá das Caraubeiras” também deixou ótima impressão. Passeio de carroças de tamanho recorde, São João de todas as escolas com apoio da prefeitura e o “Quebrar da Barra” que acordou a cidade para dançar foi destaque no Bom Dia RN da InterTV Costa Branca, mostrando nossos idosos em passos de quadrilha junina, comidas típicas e nossa disposição em festejar o São João.
            O esporte que andava esquecido em vários pontos voltou a pleno vapor. O estádio Tetezão voltou a abrigar campeonatos de futebol e tem servido para que a escolinha de futebol do Projeto Abelhar desenvolva suas atividades. Apoiamos torneios de Futebol em todo município e buscamos investir em outras modalidades, tais como o futebol de areia que pela primeira vez foi à Natal representar nossa cidade.
            Os JEMUC, jogos municipais realizados na Semana da Pátria são outro sucesso de apoio ao Esporte contando com ampliação de modalidades, contando na primeira edição com a presença de todas as escolas, apresentações culturais e do Secretário Estadual de Esportes.
            Também temos apoiado duas modalidades que têm crescido grandemente em Caraúbas que são a corrida e o ciclismo. Temos um atleta de alto rendimento sendo apoiado pelo município, além do grupo Caraúbas Bike e seu famoso e bem sucedido Pedal do Sertão.
            Na área de Infraestrutura as ruas falam por nós e pela nossa Secretaria. Ruas que estão limpas, parceria com a Acresea e o lançamento da campanha de preservação do Meio Ambiente e da Limpeza Pública “Amo Caraúbas por isso cuido”, que é um esforço conjunto das Secretarias de Políticas do Campo e Meio Ambiente, Infraestrutura e Desenvolvimento da Educação e do Desporto. Durante a Festa de São Sebastião, foi recolhida uma tonelada de material reciclado, os garis agradeceram muito pelo apoio ao seu trabalho e uma das barracas da festa foi premiada como a que mais contribuiu nesse sentido.
            Some-se a isso a questão da iluminação pública que teve mais de 700 lâmpadas reparadas e levou luz pública onde não havia na Zona Rural e até em alguns pontos da cidade. O Conjunto Josenildo Amorim é um exemplo: os moradores receberam suas casas sem água ou luz e muito próximas ao descarte do lixo. Nós afastamos o conhecido “lixão”, consertamos as questões de engenharia envolvidas e a Cosern pode levar luz às casas, complementada com a das ruas. O abastecimento tem sido feito pela prefeitura até que a Caern faça a ligação normal, o que já solicitamos.
            Não podemos deixar de mencionar o Açude Grande, que recebeu reforço na sua parede. Quando visitamos a área, os moradores faziam sempre o pedido de providências para que o pior não acontecesse, uma vez que se fossemos surpreendidos por um período de chuva estendido, teríamos problemas para contornar um possível vazamento ou desmoronamento da parede.
            E o pórtico da entrada da cidade foi um dilema que se tornou em atração. Antes caindo aos pedaços e totalmente solapado pelas intempéries, hoje é uma obra de arte a céu aberto com dois painéis pintados por Leonardo Miranda, nosso artista local, a imagem de São Sebastião que é o registro histórico mais antigo da cidade com 250 anos e a colocação de grama. Há ainda outros serviços a serem feitos, mas ao fim do processo, ficará ainda mais belo. Nossos cumprimentos também ao arquiteto Wandilson Ramalho.
           
Amigos e irmãos Caraubenses,

Ainda tivemos que encampar algumas lutas que não são de responsabilidade de nosso município com destaque para saúde e segurança. O Hospital Regional Aguinaldo Pereira da Silva sofre um momento delicado. Nossa atitude não foi de cruzar os braços ou bradar nas ruas com murmúrios, mas o de ir até o Governo do Estado buscar formas de resolver ou pelo menos amenizar a situação. Como foi possível acompanharem, desde o início do ano temos ido a incontáveis reuniões e conseguimos algumas melhorias.
Para se ter uma ideia, havia anos que não nasciam crianças em nossa cidade e hoje já voltamos a ter nascimentos, cirurgias e outros procedimentos que estavam parados por inúmeras situações. Nossa luta não vai parar por aí. Sabemos que se não é uma responsabilidade do município, os munícipes nos incumbiram, a Paulo Brasil e a mim, de zelar pelo seu bem estar, causa pela qual, estaremos sempre empenhados.
O mesmo pode se dizer da segurança. Passamos por um quadro difícil logo de início, porém mais uma vez fomos à luta pelo nosso povo e voltamos de Natal com uma equipe para atuar em nossa cidade em tempo integral e um novo Delegado. E durante os festejos de janeiro desse ano, contamos com a presença de mais de 40 policiais, apoio do Ciosp, Delegacia Móvel, unidade de vigilância com torre de observação etc. Não à toa, tivemos incidentes esparsos se comparados com o tamanho da festa que proporcionamos.
Lembramos que estas não são soluções definitivas, pois somente o Governo Estadual, sob a égide de quem estão as questões de segurança pública e saúde hospitalar. O município tem feito o possível para apoiar estes setores enquanto vivem momento de crise econômica que assola o Estado e o país.

Senhor Presidente, Senhores e Senhoras Vereadores:

Isso foi uma parte das realizações que com muito esforço, com o apoio da população, de valorosos edis e de uma equipe forte conseguimos realizar. Seria demasiado grande uma mensagem que coubesse todos os feitos realizados este ano. Mas basta que digamos que todos continuarão e não cessarão por falta de empenho.
Passo, então, a falar agora sobre o que vamos seguir fazendo ao longo deste ano, com a permissão de Deus e com a ajuda desta Casa e de todos os caraubenses.
O ano de 2018 promete o fim de um ciclo de seis anos de estiagem e a chuva tem chegado principalmente à zona rural. Com isso, colocamos em ação 17 tratores que foram licitados para a realização de cerca de 1.500 horas de corte de terras, superando o primeiro ano. Em seguida, entrará em ação a assessoria técnica da Secretária de Políticas do Campo que continuará com seus trabalhos junto ao homem do campo. Temos também previsto para este ano a aquisição de mais duas máquinas que ajudarão ao trabalho de assistência no campo.
Com o intuito fortalecer a agricultura familiar e todas as atividades que geram renda e emprego na zona rural. Por isso mesmo, queremos continuar com os cursos de capacitação já feitos e acrescentar novos temas.
A revitalização da cajucultura continua. As mudas foram feitas e agora vem a fase a enxertia, para a qual contaremos com a parceria da Emater mais uma vez e esperamos ter bons resultados com a expectativa de tempo mais ameno.
            Mais uma vez teremos a Expoeste, com a certeza de que haverá mais criadores interessados e desta feita mais cedo, visto que é ano eleitoral e não há agenda para que seja realizada novamente em setembro. Iremos à primeira reunião e logo voltaremos com data definida.
            Já no próximo mês teremos o aniversário da cidade. Todos devem lembrar que no ano passado fizemos uma grande ação em diversas áreas. Fizemos isso porque acreditamos que cuidar de nosso povo é cuidar de nossa cidade. Esse ano, mais uma vez o foco são vocês. Mas como são 150 anos, esta programação se estenderá um pouco mais indo do dia 1º de março ao dia 5, data do aniversário. Para este sesquicentenário, firmamos parceria com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e traremos o Programa Justiça na Praça, no dia 2 de março. Neste dia, serão realizados atendimentos de saúde, eventos culturais, audiências, conciliações, serviços do TRE e a cereja do bolo serão 150 casamentos civis realizados gratuitamente em praça pública. Serão mais de 200 pessoas entre advogados, juízes, desembargadores e serventuários da justiça, aliados aos nossos servidores que atenderão aos nossos munícipes com muito carinho. A Secretaria de Cultura ainda trará a Cultura na Praça, com atrações culturais, artesanato em parceria com a Secretaria de Assistência Social e atividades que envolverão culinária e artes. São apenas dois destaques, dentre os que estarão numa extensa programação, que ainda contará com entrega de casas populares, cheques do microcrédito e outras ações.
            Conterrâneos e Irmãos Caraubenses,
            Ao mencionar estas festividades, quero já deixar os nossos agradecimentos e os parabéns para cada pessoa que ajudou a construir esta cidade. A todos, seja aqueles que podem nos ver ou ouvir hoje, ou aqueles que já partiram, mas deixaram conosco a memória de seu jeito e de seu trabalho. Essas pessoas são dignas de gratidão, de respeito e de aplauso porque sem elas, não estaríamos aqui.
            Entretanto continuemos com as ações planejadas, citando a educação. Em poucos dias as aulas começam, mas antes, teremos a Semana Pedagógica que já no ano passado foi um sucesso e promete vir ainda melhor esse ano. E esse ano, ainda mais cedo faremos mais uma vez a entrega de material escolar e fardamento, ambos gratuitos para nossas crianças e adolescentes. Teremos duas novidades que são o livro didático que também será distribuído e mochilas. Esperamos a cada ano implementar mais coisas que podem aprimorar o ensino.
            Além disso, fomos enfáticos que a merenda deve manter o padrão de qualidade ou ainda melhorar. Há poucos dias estivemos com as merendeiras participando de uma capacitação junto com elas para que a alimentação escolar siga rigoroso critério planejado por nutricionista e levando em conta a característica de pessoas em desenvolvimento como diz o Estatuto da Criança e do Adolescente. Os professores serão capacitados continuamente.
            Continuaremos, como fizemos no ano anterior, com a premiação aos melhores alunos como uma forma de incentivo para que eles cuidem de seu futuro sem deixar de serem honrados no presente pelo esforço e pela responsabilidade.
            E falando em incentivo, já é bom lembrarmos que pelo segundo ano seguido, reajustamos o salário do magistério de acordo com o piso e pago todo integralmente. Queremos, com isso, e com as já citadas capacitações, condições de trabalho e uma dedicada equipe de apoio na secretaria, contar com professores motivados a ensinar e qualificados para isso.
            O ambiente escolar é de suma importância também e por isso buscaremos na medida do que nos permitirem os recursos, aparelhar as escolas e reformar as que precisam de ajustes mais urgentes. Visitamos todas as escolas do município e notamos essa carência que não os foi possível solucionar no primeiro ano.
            Devemos trazer o esporte sempre próximo da educação. Uma é instrução para a construção da vida profissional e outro é construção de caráter e aprendizado prático de trabalho em equipe, relacionamento e disciplina. Grande parte dos eventos que teremos esse ano está ligada às escolas, tais como os JEMUC ou com a Universidade, como a corrida promovida pela Ufersa com nosso apoio. Mas há também campeonato de vôlei que é mais independente e o Caraúbas Bike, que teve atuação direta nossa. Além disso, o que mais estiver ao alcance dessa administração realizar pelo esporte, será feito.
            A cultura é outro pilar que sustenta a civilização, além de ser, a um só tempo, identidade do povo e refinamento e instrução para a sociedade. Esse ano buscaremos promover a criação de bolsas para os músicos que complementarão as fileiras da nossa gloriosa Banda Maestro Joaquim Amâncio. Isso é um incentivo e uma valorização para os que se dedicam a compor esse expoente da boa música. Não deixaremos, contudo de apoiar bandas, fanfarras e outras iniciativas musicais que se dignem a engrandecer nossa cultura. Caraúbas tem uma estreita relação com a música. Vejam Caçula Benevides, a Banda Saia Rodada, Pedro Paraíba, Inácio Tocador, Donizete, Suzete Sales e tantas outras pessoas que aqui, Brasil à fora ou mesmo no estrangeiro levam nossa cultura.
            Outro expoente, patrimônio muito caro dessa cidade, é nossa biblioteca municipal. Recomendamos a todo caraubense, não importa a idade, que se dirija à Biblioteca e beba da cultura de seu acervo. Aos que não puderem ir, iremos levar a Biblioteca Itinerante aos quatro cantos da cidade. É nosso jeito de incentivar o amor à leitura e buscar colher seus frutos. Quem lê mais, sabe mais.
            Levemos também essa cultura aos bairros, às escolas. É o que queremos fazer com a Cultura na Praça que terá sua primeira edição no aniversário da emancipação política. É um momento de unir bons artistas e dizer a Caraúbas que nós temos tanta coisa boa. E conclamo nossos artistas a se apresentarem para que ao final, tanto vocês como nós sejamos só orgulho.
            E não esqueçam que teremos mais uma edição do Arraiá das Caraubeiras. Esperamos fazer uma festa bem maior, pois agora contamos com a possibilidade de contar com emendas e verbas federais como aconteceu em janeiro desse ano. Podemos esperar uma boa surpresa em Praça Pública para essa edição. Mas não vamos esquecer nossas escolas e instituições e do animadíssimo “Quebrar da Barra”, esse evento que veio para ficar.
            A saúde é área que damos uma importância e procuraremos sempre melhorar. Nossa luta esse ano é parar dar mais estrutura, já que, como dissemos, um bom serviço chama mais demanda e exige ampliação e maior investimento. Como exemplo, colocamos a buscar de recursos para a construção da Unidade Básica de Saúde do Bairro Sebastião Maltez e o laboratório de análises clínicas municipal, que ajudará a aumentar os serviços disponíveis.
            Mais uma vez buscaremos os serviços do Sesc Saúde da Mulher. Esse programa foi responsável por mais de mil exames e irá ajudar a prevenir muitos casos de câncer de mama e colo do útero, além de detectar os de fase inicial, facilitando o tratamento. A mesma unidade móvel também se transforma em sala de aula e proporciona capacitação para as mulheres que aguardam atendimento. Aqui, peço a quem participou dessas capacitações que também sejam multiplicadoras das informações com suas amigas e familiares. Esse ano, contamos com sua adesão mais uma vez.
            Falemos agora de assistência social, de trabalho e de habitação. Os trabalhos da assistência continuarão com a mesma eficiência, mas ganharão mais aliados. Mais capacitações para os que buscam colocação no mercado de trabalho, apoio aos artesãos e artesãs que querem mostrar seu trabalho, teremos a distribuição de 250 cheques de microcrédito nos valores de até 3 mil reais para pessoa física e 6 mil reais para os microempreendedores individuais. E aos que ainda estão na faixa dos programas do governo, nosso atendimento para todas essas políticas.
            Iremos entregar 39 casas fruto do primeiro ano de mandato no aniversário da cidade, estas são apenas as primeiras de muitas outras que virão e já estamos nos preparando para poder contar com o benefício do cartão-reforma do Governo Federal, via Ministério das Cidades.
            E essas não são as únicas formas de ajudar. Esse ano, contamos com o apoio do Governo do Estado para três obras importantes: a nova sede da Central do Cidadão com investimento de mais de três milhões; a Escola Estadual 1º de Maio, com quase cinco milhões investidos e o restaurante popular. Duas dessas obras já devem ter início próxima semana, enquanto o último já se encontra em processo de licitação. Todos deverão gerar renda e maior qualidade de vida e são fruto de muito trabalho e reivindicação nossa junto ao Governo Cidadão.
             E por falar em obras, todos viram como ficou nossa entrada da cidade, pois temos mais duas entradas que merecem o mesmo cuidado e receberão. Cuidado que também receberá o abatedouro público que já passa por reformas para melhorar a infraestrutura, embora ainda não tenhamos cessado a luta para a construção de um inteiramente novo.
            Com nossas idas à Brasília, conseguimos a pavimentação de duas das principais avenidas da cidade: a Ayrton Senna, que liga a RN-117 (saída para Olho D’Água do Borges) ao centro da cidade e a Benjamin Constant, que abriga a Praça de Eventos e liga a entrada da RN-233 ao centro da cidade também. As licitações estão encaminhadas e breve começaremos os serviços.
           
Queridos amigos de Caraúbas,

Concluo a nossa mensagem com sentimento de felicidade. Sim, felicidade porque nosso primeiro ano, mesmo cheio de dificuldades, nos permitiu acreditar que é possível e que esse ano pode ser melhor. Não porque haverá menos dificuldade, mas porque haverá mais esperança. Essa esperança que é combustível para mover o motor daquele que quer fazer dias melhores. Eu olho para cada rosto na rua, nas visitas na zona rural, nas escolas e nos postos de saúde e vejo esperança e credibilidade nesse trabalho que já começou a dar certo. Pois bem. É nesses olhares, nessa esperança, na vontade dos homens, das mulheres dos jovens, dos empresários, dos que trabalham ou buscam o trabalho que vou me espelhar para continuar lutando. É em vocês que estarei pensando quando for trabalhar a cada dia e é com vocês que comemoraremos cada conquista. Meu convite e de meu vice-prefeito Paulo Brasil, aos servidores públicos, à nossa equipe de auxiliares, à sociedade como um todo para que sejamos agentes. Sou seu representante, sou o líder dos bons esforços dessa cidade, mas somos todos nós que a fazemos melhor! Sua causa é a minha causa! Sua bandeira é a minha bandeira! Seu sucesso é o meu sucesso.
Quero ainda dedicar poucas palavras, porque mesmo muitas seriam insuficientes para agradecer e parabenizar meu amigo e companheiro Paulo Brasil. Talvez poucos vice-prefeitos recebam menção numa mensagem anual. Certamente porque poucos deles trabalham como esse incansável colaborador dessa gestão. Caraubenses, se orgulhem de ter um vice-prefeito que está todos os dias na prefeitura e é parte responsável pelo sucesso de nossa empreitada.
Senhores vereadores e Senhora Vereadora,
Como parlamentar que fui, sei da importância dessa casa e nutro por ela profundo respeito e carinho.  Com esse mesmo respeito e carinho buscaremos sempre o diálogo para o bem comum dessas pessoas que esperam de nós não menos do que o melhor. Um Poder Legislativo forte se conhece pela defesa do povo e pelo apoio aos projetos que favorecem o povo. Vamos caminhar lado a lado, esquecendo lados políticos e olhando para o povo como soberano dessa cidade para quem converge todo bem que aqui fizermos.
Encerro minhas palavras com uma frase de Abraham Lincoln, ex-presidente americano: “Não sou obrigado a vencer, mas tenho o dever de ser verdadeiro. Não sou obrigado a ter sucesso, mas tenho o dever de corresponder à luz que tenho.”

Muito obrigado.


ANTÔNIO ALVES DA SILVA

PREFEITO MUNICIPAL






0 comentários:

Postar um comentário

QUEM SOU EU

QUEM SOU EU

Leysson Gurgel Carlos

Bacharel em Ciências Sociais pela UERN. Ex-integrante do blog Caraúbashonews e também ex-assessor de comunicação da Prefeitura de Caraúbas.

CaraúbasNews

O blog irá sempre ser pautado na ética, no comprometimento e na imparcialidade, buscando sempre trazer notícias com rapidez, dinamismo e credibilidade para leitor.

Contatos

Email: leyssongc@gmail.com
Facebook: @CaraúbasNews
Twitter: @leyssoncarlos

Copyright © Caraúbas News