18/02/2017

LEGALIZAÇÃO DA UNIÃO ESTÁVEL DE PESSOAS DO MESMO SEXO ESTÁ NA PAUTA DA CCJ NO SENADO


Projeto sobre o reconhecimento legal da união estável entre pessoas do mesmo sexo é um dos 40 itens na pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que se reúne na próxima quarta-feira (22), às 10h.

Segundo a proposta (PLS 612/2011), a união estável entre duas pessoas, configurada na convivência pública, contínua e duradoura, poderá ser reconhecida como entidade familiar, se estabelecida com o objetivo de constituição de família.

O projeto exclui do Código Civil a exigência de que essa relação seja travada entre “homem e mulher”. Também determina que a união poderá converter-se em casamento mediante requerimento formulado pelos companheiros ao oficial do Registro Civil, no qual declarem que não têm impedimentos para casar e indiquem o regime de bens que passam a adotar, dispensada a celebração, produzindo efeitos a partir da data do registro do casamento.

Como tramita em caráter terminativo, isto é, se aprovado na comissão pode ser enviado diretamente para a Câmara dos Deputados, o projeto da senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) só precisará ser votado no Plenário do Senado caso haja recurso para isso. O relator é Roberto Requião (PMDB-PR).

Com informações da Agência Senado de Notícias

BANDA C3 DIVULGA AGENDA DE SHOWS PARA OS PRÓXIMOS DIAS


A banda caraubense C3, divulgou a sua agenda de shows para os próximos dias. O grupo vem ganhando espaço no meio artístico e realizando uma grande quantidade de apresentações em Caraúbas e região.

Para contratar a banda, entre em contato com Dickson Stefanny através dos telefones 084 98111-3239 (Vivo) e 084 99962-8311 (TIM), ou com com Josué Silva, através do número 084 99622-5258 (TIM).

CD de Verão 

O CD de verão da banda caraubense pode ser encontrado na loja de Marquinhos CD Show ao preço de R$ 5,00 ou pode ser baixado pela internet no site SuaMúsica (Baixe Aqui)

VEREADORA SOCORRO MELO ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE RESTAURANTE POPULAR EM CARAÚBAS


No início da tarde deste sábado (18), a vereadora Socorro Melo (PMDB), anunciou a construção de um restaurante popular por parte do governo do Estado no município de Caraúbas/RN.

Na oportunidade, a parlamentar informou que entrou em contato com o setor responsável pela construção dos restaurantes, e o mesmo, comunicou que Caraúbas deve entrar na lista das próximas cidades a receberem o benefício.

Socorro, realizou o anuncio através de sua página no facebook, quando também mostrou um requerimento de sua autoria de março do ano passado, quando solicitava a construção do restaurante para Caraúbas ao governador Robinson Faria.  

Confira o requerimento:


COM CHUVA DE 130MM BARRAGEM DA FAZENDA FORTALEZA COMEÇA A SANGRAR EM CARAÚBAS/RN

(Imagem: Robislania Melo)

Durante a noite desta sexta-feira (17) e as primeiras horas deste sábado (18), o nível de chuva registado na Fazenda Fortaleza em Caraúbas foi de 130mm. A precipitação fez com que a barragem localizada na propriedade viesse a sangrar logo nas primeiras precipitações deste ano. 

O proprietário Senhor de Joel, comemora o bom volume de chuvas que tem caído na região, como também, demonstra felicidade com o a sangria do principal reservatório de sua propriedade e um dos principais de Caraúbas.

Confira mais imagens feitas por Robislania Melo:




"ESTOU FELIZ POR DESTA VEZ ESTÁ NA MINHA TERRA", RELATA NETO CARAÚBAS APÓS SER CONVOCADO PARA SELEÇÃO BRASILEIRA


Na noite desta última sexta-feira (17), o caraubense Neto Caraúbas, foi mais uma vez convocado para fazer parte da Seleção Brasileira de Futebol de Salão, onde participará de quatro amistosos contra a seleção da Argentina em Abril.

Em contato com o blog, o fixo externou toda sua felicidade em mais uma convocação, e fez questão de demonstrar que sua principal felicidade foi de saber da convocação ao lado de sua família e amigos em Caraúbas.

"Estou muito feliz. Graças a Deus mais uma vez mostrando que quando a gente trabalha honestamente, quando fazemos as coisas corretas e principalmente quando colocamos Deus em primeiro lugar as coisas tendem a acontecer. Fico feliz, pois não é todo dia que a gente consegue representar nosso país na modalidade em que a gente trabalha e principalmente, por dessa vez eu está na minha terra, porque é mais prazeroso está perto das pessoas que sempre me ajudaram, pessoas que sempre acreditaram em mim, pessoas que sempre torceram por mim. Então, essa convocação não é só minha, mais sim, de uma soma de muitas pessoas. Eu não tenho palavras para descrever a dimensão que é esse momento, porque entre mais de um milhão de atletas, você ser escolhido para representar seu país é muito bom.  E quero também agradecer a vocês da mídia que tem nós apoiado, sintam-se felizes, pois vocês também tem uma grande contribuição nela. E vamos comemorar!", externou Neto. 

Neto, irá se apresentar no dia 23 de abril, em Foz do Iguaçu/PR, de onde embarcará para a Argentina pra disputar os amistosos com a camisa da seleção.

CHUVAS DE MAIS DE 120MM SÃO REGISTRADAS EM CARAÚBAS

Lagoa do Apanha-Peixe (Imagem: Ivson Rodrigo)

Na noite desta sexta-feira (17), para o sábado (18), chuvas de mais de 120mm fora registradas no município de Caraúbas. As precipitações foram tanto na zona urbana quanto na zona rural do município. 

Até o momento (08h47min), o blog recebeu informações que as precipitações foram de 180mm na comunidade de Abderramant, 120mm na comunidade Apanha-Peixe e 145mm no distrito de São Geraldo.

Na zona urbana, pluviômetro particular do Icém Caraúbas, registrou 59mm no bairro Sebastião Maltez. 

Confira outros registros:

Fazenda Diamantina: 90mm
Fazenda belém: 52mm
Comunidade de Mariana 92mm
Comunidade de Sabe Muito: 90mm
Fazenda Barra Mansa: 70mm
PA Santa Agostinha: 65mm


Riacho do Cumbe (Imagem: Ivson Rodrigo)

Riacho do Mulato (Imagem: Ivson Rodrigo)

NOVA DIRETORIA DA LOJA MAÇÔNICA DE CARAÚBAS FOI EMPOSSADA NA NOITE DESTA SEXTA-FEIRA (17)


Na noite desta sexta-feira (17), tomou posse a nova diretoria da Loja Maçônica Dr. Antônio Gentil Fernandes, em Caraúbas. Na ocasião, foram empossados Hebert Targino (Venerável Mestre), Francisco de Assis de Melo Varela (1º Vigilante) e Antônio Jaimar Gomes (2º Vigilante).

A solenidade foi realizada na sede da própria loja e foi presidida pelo Eminente Grão Mestre Adjunto, José Haroldo Gurgel Mota. A posse foi prestigiada por uma boa participação dos maçons, que ainda no ano passado, reconduziram Herbert Targino ao cargo de Venerável Mestre da Loja.

O Mandato terá duração de um ano, e a expectativa é que o Venerável continue com sua boa administração a frente de uma das lojas mais respeitadas do Estado. 

TEMPO REAL: BOA CHUVA CAI EM CARAÚBAS


Neste momento (00h43min), uma boa chuva cai no município de Caraúbas/RN. A precipitação dura um bom tempo e os relatos vêm tanto da zona urbana quanto da zona rural do município.

A expectativa é que a mesma se prolongue durante o resto da noite, enchendo córregos, açudes e rios que cortam o município.

Nas próximas postagens, buscaremos trazer uma cobertura completa sobre o nível de chuvas e registros de nossos leitores das mais variadas regiões do município.

17/02/2017

NETO CARAÚBAS ACABA DE SER CONVOCADO PARA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL DE SALÃO


O caraubense Neto Caraúbas, acaba de ser convocado para compor a Seleção Brasileira de Futebol de Salão, onde participará de quatro amistosos contra a seleção da Argentina em Abril.

Os jogos acontecerão nos dias 25, 26, 28 e 29 de abril na Argentina, e fazem parte de uma preparação para as eliminatórias que acontecerão em julho na Colômbia e que dará a oportunidade dos classificados de conseguir uma vaga no mundial de 2019.

A lista dos convocados foi anunciada agora a pouco pelo técnico da Seleção Brasileira, Celso Versolato Marques, em coletiva de imprensa, realizada no  Hotel Maruá, em São José dos Campos/SP.

Neto, deve se apresentar no dia 23 de abril, em Foz do Iguaçu/PR, de onde embarcará para a Argentina.

PRESIDENTE DO LEGISLATIVO INDAGA PREFEITO, ENCERRA SESSÃO E CLIMA ESQUENTOU NA CÂMARA DE VEREADORES EM CARAÚBAS


Na tarde desta sexta-feira (17), o presidente do legislativo municipal, durante sua fala, relatou que o prefeito Juninho Alves tinha esquecido de colocar em sua mensagem anual, como o seu irmão, ex-prefeito e atual Secretário Municipal de Governo, tinha entregado a sede da prefeitura ao ex-gestor Ademar Ferreira.

A indagação se deu, depois que Juninho leu a mensagem anual relatando como teria recebido o município do ex-prefeito Ademar, o que levou o parlamentar e atual presidente da casa a fazer a ressalva e posteriormente encerrar a sessão, gerando um clima de tensão no local.

Após ser indagado, o prefeito pediu direito de resposta e como não foi atendido, alguns de seus correligionários e funcionários da prefeitura, vaiaram o chefe do legislativo municipal como medida de protesto.

PREFEITO REALIZOU LEITURA ANUAL NA ABERTURA DOS TRABALHOS LEGISLATIVOS EM CARAÚBAS


Na tarde desta sexta-feira (17), o prefeito Juninho Alves, realizou a leitura da mensagem anual do executivo na abertura dos trabalhos legislativos na Câmara de Vereadores em Caraúbas.

O gestor falou de algumas dificuldades enfrentadas nos primeiros dias de seu governo, como também, externou sobre ações que já vem acontecendo e algumas que ainda irão ser realizadas.

Na ocasião, a casa do povo ficou lotada com aliados e funcionários públicos do atual prefeito, que aguardaram com ansiedade o início da leitura na tribuna da Câmara. 



Confira na integra a mensagem do prefeito:

MENSAGEM DO EXCELENTÍSSIMO PREFEITO DA CIDADE DE CARAÚBAS, SENHOR ANTÔNIO ALVES DA SILVA, À CÂMARA MUNICIPAL, EM 17 DE FEVEREIRO DE 2017.


Senhor Presidente, senhoras e senhores vereadores:

É com imensa satisfação que cumpro o dever legal de prefeito deste município ao comparecer a esta Casa para apresentar a nossa Mensagem Anual de abertura dos trabalhos legislativos.
Alegria por estar vivendo um reencontro. Por estar comparecendo ao Poder Legislativo ao qual pertenci. Por estar sendo recebido na Câmara Municipal que tive a honra de presidir não faz muito tempo. Portanto, ao estar aqui, sinto-me em casa. E sei que a relação de respeito, de integração e de harmonia entre o Executivo e o Legislativo de Caraúbas é algo com que podemos contar para vencer os desafios que o destino e o povo de nossa cidade colocaram em nossas mãos.

Minhas senhoras, meus senhores:

A leitura da Mensagem Anual é a oportunidade em que o prefeito apresenta à Câmara e ao povo quais são suas metas e seus planos para o ano que se inicia.

É isso o que vamos fazer aqui. Mas não podemos falar do caminho sem antes mostrar o seu ponto de partida. Ao dizer para onde vamos seguir, precisamos saber de onde estamos partindo. Por isso, é necessário colocar para todos os que nos ouvem neste momento um pouco do retrato da situação que encontramos a prefeitura e os serviços públicos municipais de nossa Caraúbas.

É difícil acreditar que coisas como as que vou relatar aqui ainda aconteçam nos tempos atuais - de leis mais duras e de Ministério Público mais atuante. Acreditar que os que nos antecederam na prefeitura tenham sido capazes de fazer o que fizeram - não contra mim ou contra a prefeitura - mas contra a democracia e contra o cidadão de Caraúbas.

É difícil acreditar que figuras públicas de nossa cidade tenham se deixado tomar pelos sentimentos pequenos e negativos de revanche e de vingança pelo resultado das eleições para fazer o que fizeram antes de deixarem a prefeitura.

Amigos e irmãos Caraubenses,

Iniciei nosso mandato com a alegria da conquista e a consciência da responsabilidade que vocês me deram. Mas, é preciso dizer, encontrando um estado de caos, de descaso e de abandono nos serviços públicos e um rombo nas finanças da prefeitura.
Encontrei a prefeitura em primeiro de janeiro como um carro sem motor, sem pneus, sem combustível. Nosso trabalho inicial, portanto, é recuperar as condições mínimas para fazer com que este carro possa andar. E é isso o que temos feito nestes primeiros dias da nossa administração na prefeitura e em todos os setores do município. Nas unidades de saúde, nas escolas, na limpeza urbana, nas ações sociais. Na área urbana e nas comunidades rurais.
No dia em que recebemos a prefeitura, os computadores nos vários setores tiveram não somente seus dados apagados, mas também os sistemas operacionais (Windows) desinstalados, o que os deixa sem condições de uso imediato. O sistema de tributação não foi deixado, bem como vários outros. Até mesmo a internet teve o cabo de fibra óptica cortado e foi preciso chamar a equipe de serviços da operadora para religar.
Imediatamente a equipe de TI entrou em ação e hoje a Prefeitura e os demais órgãos se encontram abastecidos de computadores e com internet para seu funcionamento e ainda ampliaremos essa rede.
A garagem municipal não diferia muito do pátio de um ferro-velho, quando fomos verificar os carros no dia 2 de janeiro. Carros sem rodas, sem pneus, motores sem óleo, veículos sem condição de uso. Os mecânicos têm trabalhado dia e noite, transformando sucata em veículos trafegáveis.
A situação apresentada pela saúde foi péssima também. A secretaria foi deixada totalmente inapropriada para uso e não havia praticamente medicamente algum. Apesar de uma ou duas unidades que receberam pintura, alguns postos tais como o de Miranda, sequer têm condições de funcionamento. Some-se a isso as cadeiras odontológicas, que das oito que deveriam estar em uso, apenas duas estavam em condições normais. Vários aparelhos do Centro de Especialidades Odontológicas tiveram que passar por conserto também para que este viesse a funcionar.
Mesmo assim, já no dia dois os carros que levam os pacientes para a hemodiálise estavam em circulação, os postos e o CEO passando por consertos para funcionarem na primeira semana e hoje estamos com praticamente toda a rede de saúde funcionando e com ampliação das especialidades.
As escolas são uma história à parte. Receberam uma maquiagem de cinema, no melhor estilo dos filmes. Pinturas, inaugurações, festas etc. Mas quando adentramos as unidades encontramos uma situação pavorosa.  A equipe da Secretaria de Educação esteve em cada unidade e constatou que havia fios expostos, teto em risco de desabamento, falta de água, instalações sanitárias sem condições de uso entre outras coisas. Prontamente, a equipe de infraestrutura e obras entrou em ação para deixar essas escolas minimamente em ordem para atender os alunos no início das aulas.
            A tão famosa creche modelo não nos trouxe alívio. Quando a equipe de engenharia visitou a obra, foi informada que ainda seriam necessários 100 (cem) dias para que fosse concluída e deixada nas condições apropriadas.
O estádio de futebol, esperado pelos caraubenses por oito longos anos, nos deixou bem preocupados, não tem grama, iluminação ou um bom acesso, além de se encontrar com as paredes necessitando de reforço. E com as últimas chuvas transformou-se em piscina olímpica.
As ruas estavam em estado de calamidade. Cobertas por lixo em todos os bairros. Situação que ainda era agravada pela quantidade de animais, isto é, cães, cavalos, mulas, jumentos que tomavam de conta das ruas e se encarregavam de espalhar o lixo todas as noites à procura de comida.
            Uma força tarefa foi formada e somente no primeiro dia já foram recolhidas 27 caçambas de lixo. O mutirão de limpeza começou no dia seguinte ao dia da posse. Inicialmente priorizamos os setores da festa do Padroeiro, depois fomos para os bairros e por fim na zona rural, inclusive com recolhimento de animais.
Na área financeira, eu já esperava encontrar problemas, porque já tínhamos alguma noção do que estava acontecendo, pelos dados que buscamos levantar junto aos órgãos de controle. Mas não sabíamos que a coisa era tão grave.
Para se ter uma ideia:
Alegou-se que havia mais de dois milhões em caixa, mas não informaram também a quantidade de dívidas e que uma boa parte deste montante já havia sido previamente programado para ser debitado automaticamente no primeiro dia útil do ano. Os demais eram repasses federais com destino já programado em lei e que não poderiam ser remanejados, deixando um saldo de apenas 130 mil reais.
Na verdade, quando somarmos os débitos, as dívidas contraídas pela administração anterior e que não foram saldadas, inclusive causando bloqueio do FPM em 10 de janeiro, teremos um montante de mais de 19 milhões de reais, dos quais quase 13 milhões são de direitos previdenciários dos funcionários que não foram repassados ao INSS referentes aos meses de novembro, dezembro e do 13º salário.
Tivemos que pagar o Seguro Safra que deixaram de pagar no último mês de gestão. Não podíamos deixar que os agricultores ficassem sem este benefício. Assim foram pagos R$ 61.608,00 (sessenta um mil e seiscentos e oito reais).
O pagamento dos servidores sofreu um atraso porque não tínhamos conhecimento de um débito de R$ 16.800,00 (dezesseis mil e oitocentos reais) só em tarifas do Banco do Brasil. Fizemos o pagamento do referido débito e assim pudemos pagar os servidores efetivos.
Ainda estamos lutando para que não haja mais bloqueios, pois vários precatórios não foram renegociados pela gestão anterior e assim temos a possibilidade de ter mais verbas bloqueadas piorando ainda mais a situação.
Todos sabemos que o nosso país vive uma grave crise econômica, que nossa região enfrentou longo período de seca. Mas essas adversidades não são suficientes para explicar nem justificar a situação financeira de Caraúbas. Até porque, as outras cidades da nossa região, tal como Olho D’Água do Borges, aqui vizinho, município menor que o nosso, tem uma situação totalmente diferente. O prefeito que saiu deixou quase 20 milhões de recursos disponíveis em convênios com várias obras em andamento. Outros municípios da região, da mesma forma.

Senhor Presidente, Senhores e Senhoras Vereadores:

Eu não fui eleito para ficar só reclamando da situação. Eu estou prefeito para enfrentar os problemas e para resolvê-los. Foi essa a missão que os caraubenses me confiaram. E quem conhece a minha história, conhece de onde eu vim e o que eu passei na vida sabe que eu não sou de fugir da luta. Sabe que quando a vida me dá uma oportunidade - uma missão - eu cumpro!
Passo, então, a falar agora sobre o que já temos feito desde que assumimos a prefeitura - e o que vamos seguir fazendo ao longo deste ano, com a permissão de Deus e com a ajuda desta Casa e de todos os caraubenses.
Realizamos, em parceria com a iniciativa privada, uma festa de padroeiro maior do que a dos últimos anos e que marcou o retorno dos grandes eventos. Participamos de toda parte religiosa e cuidamos para que a cidade estivesse limpa e arrumada para receber os caraubenses ausentes e turistas que vêm nos visitar.
Ouvimos e nos deleitamos com a música da Banda Municipal Maestro Joaquim Amâncio unida com todos os músicos de Caraúbas e a Filarmônica Cleto Filho dando um show na quermesse depois das novenas.
Retomamos o investimento no esporte com a primeira Copa Municipal de Futebol de Campo, prevista para ter a final no aniversário da cidade. Esta congregou times das zonas rural e urbana e tem trazido de volta a paixão do caraubense pelo nosso clássico esporte. Os sábados e domingos já contam com opção de lazer.
As chuvas trouxeram a necessidade e já iniciamos o corte de terras para garantir uma boa ajuda ao homem do campo. Se Deus quiser teremos um bom inverno e vamos ajudar os produtores a terem uma grande safra. Além disso, melhoramos as estradas para a zona rural, abrimos bebedouros, limpamos açudes e estamos trazendo diversos cursos para a área rural de maneira que haja matéria prima e material humano qualificados.
Aos poucos estamos recuperando a iluminação, os prédios públicos e limpando a cidade. Ainda este ano queremos fazer a reforma do açougue municipal, que já passou da hora e está muito necessitado. Some-se a isto que fomos a Brasília e conseguimos emendas que somam mais de um milhão e meio para pavimentação com os deputados Beto Rosado e Antônio Jácome.
Vamos valorizar o profissional também. Nesse sentido, acabamos de anunciar ao sindicato o pagamento do terço de férias da educação para fevereiro e o reajuste de 7,64% referente ao piso do magistério em parcela única já para o mês de março. E ainda encaminhamos a formação de uma comissão mista para estudar a implantação do plano de cargos, carreiras e salários e o regime jurídico único dos servidores.
Na área de geração de emprego, estamos entrando em contato com o empresário Flávio Rocha, do grupo Guararapes através do Senador José Agripino para buscar implantação de facções têxteis para gerar emprego e renda para o município. Ao mesmo tempo, fizemos parceria com a FIERN para trazer cursos profissionalizantes e capacitar a população e nossos jovens na busca do emprego.
Na Educação, menina de nossos olhos, cumpriremos vários compromissos de campanha já no início do ano letivo: fardamento e material escolar gratuito, internet nos contraturnos e reforço para nossas crianças e adolescentes. E demos o passo inicial para a Cidade Digital, que interligará o município pelas ondas da internet e nos fará dar um salto para o futuro.
Teremos atenção também pelo ensino superior. No último dia 27 de janeiro, estivemos no Campus da UFERSA e conversamos com o Reitor Arimatéia Matos. Este se prontificou a nos ajudar com as parcerias e projetos que a Universidade pode oferecer. O primeiro desses projetos é o “Robótica na Escola” que passa agora por uma ampliação e vai atender também uma escola da zona rural.
Os alunos que se deslocam para outra cidade receberão bolsas para ajudar no deslocamento. Inicialmente, no valor de 50% do que pagam mensalmente. Em breve, confiando que nossa situação aos poucos irá melhorar, aumentaremos este benefício até que chegue a 100%. Os pais e estudantes estão cientes disso. Nunca antes um prefeito tinha sentado com os alunos para atendê-los dessa forma.
E não podemos deixar de falar na transparência que tem marcado nossas ações. Todos os nossos atos são publicados no Diário Oficial dos Municípios. Alguns, talvez desacostumados com a exposição de tantas ações, têm questionado valores e legalidade das ações, mas basta que solicitem as informações e tudo será explicado. Não temos o que esconder como esconderam de nós.

Queridos amigos de Caraúbas,

Concluo a nossa mensagem com uma palavra de otimismo. Eu acredito no futuro de Caraúbas. Eu confio na fé e na intenção das mulheres e homens de bem desta cidade. Na força de trabalho e na capacidade inovadora da nossa juventude, dos profissionais, dos trabalhadores em geral, dos empreendedores, dos empresários, dos servidores públicos, do nosso vice-prefeito Paulo Brasil, da nossa equipe de auxiliares, dos agricultores e de todos quantos possam agir para o progresso e para a melhoria da qualidade de vida dos que vivem em Caraúbas. Eu confio na vontade e na capacidade de diálogo dos senhores vereadores. Vamos unir todas essas virtudes, essa força positiva que Caraúbas tem como seu grande diferencial - essa capacidade de se refazer e se fortalecer diante dos problemas. E vamos todos dar as mãos por um novo momento administrativo, um novo futuro para os nossos filhos, uma NOVA CARAÚBAS.

Muito obrigado.

DEPUTADOS PEDEM AO STF SUSPENSÃO DA TRAMITAÇÃO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA



Um grupo de 28 deputados de quatro partidos (PT, Psol, PTB e PMB) ajuizou um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender, liminarmente, a tramitação da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados. O projeto do governo (PEC 287/16) está sendo analisado em uma comissão especial.

O recurso é encabeçado pelo deputado Adelmo Carneiro Leão (PT-MG), que obteve assinaturas de outros parlamentares. O mérito do mandado de segurança pede a anulação de todos os atos relativos à tramitação da PEC praticados até agora na Câmara.

Para os deputados, a tramitação da PEC 287 viola dispositivos constitucionais, legais e até regimentais. Eles alegam que a PEC foi enviada à Câmara sem um estudo atuarial prévio comprovando o deficit sustentado pelo governo, como determina a Constituição.

Com informações da Agência Câmara de Notícias.

IPERN CONVOCA APOSENTADOS E PENSIONISTAS PARA RECADASTRAMENTO


O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte (IPERN) está convocando os servidores aposentados e pensionistas para que façam o recadastramento dentro do mês de aniversário e, evitem o bloqueio do benefício previdenciário.

Em Caraúbas, o recadastramento pode ser feito no box de atendimento do IPERN, na Central do Cidadão, que fica localizado no andar superior do Banco do Brasil e tem funcionamento de 07hrs às 13hrs de segunda as Sexta.

CARRO DO HEMOCENTRO ESTARÁ EM APODI NESTE SÁBADO (18)


O veículo do Hemocentro de Mossoró estará juntamente com uma equipe, no município de Apodi neste sábado (18). Necessitando urgentemente de sangue "O" negativo, o hemocentro espera uma boa quantidade de doadores no município oestano, principalmente para suprir a carência das baixas quantidades de bolsas em seu banco de sangue. 

Na ocasião, o veículo ficará estacionado nas proximidades Escola Gerson Lopes, no horário de 08hrs às 12hrs, tendo uma para para o almoço e voltando a tarde de 13hrs às 14h30min.

Requisitos para poder doar:

Requisitos básicos

- Estar em boas condições de saúde.
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
- Pesar no mínimo 50kg.
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
- Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Impedimentos temporários

- Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.
- Gravidez
- 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
- Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
- Tatuagem / maquiagem definitiva nos últimos 12 meses.
- Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.
- Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar 12 meses.
- Qualquer procedimento endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia etc): aguardar 6 meses.
- Extração dentária (verificar uso de medicação) ou tratamento de canal (verificar medicação): por 7 dias.
- Cirurgia odontológica com anestesia geral: por 4 semanas.
- Acupuntura: se realizada com material descartável: 24 horas; se realizada com laser ou sementes: apto; se realizada com material sem condições de avaliação: aguardar 12 meses.
- Vacina contra gripe: por 48 horas.
- Herpes labial ou genital: apto após desaparecimento total das lesões.
- Herpes Zoster: apto após 6 meses da cura (vírus Varicella Zoster).

Impedimentos definitivos

- Hepatite após os 11 anos de idade. *
- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
- Uso de drogas ilícitas injetáveis.
- Malária.

* Hepatite após o 11º aniversário: Recusa Definitiva; Hepatite B ou C após ou antes dos 10 anos: Recusa definitiva; Hepatite por Medicamento: apto após a cura e avaliado clinicamente; Hepatite viral (A): após os 11 anos de idade, se trouxer o exame do diagnóstico da doença, será avaliado pelo médico da triagem.

Respeitar os intervalos para doação

- Homens - 60 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses).
- Mulheres - 90 dias (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses).

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA BUSCA AGILIZAR PROJETO DE LEI QUE REAJUSTA SALÁRIO DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO


O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), convocou os líderes da casa para uma reunião no início da próxima semana, com a finalidade de dispensar todo tramite burocrático necessário para que a Lei Complementar que reajusta os vencimentos dos professores da Secretaria Estadual de Educação. 

O percentual do reajuste será de 7,64% e beneficiará todos os professores e especialista de educação com jornada de trabalho corresponda a 30 horas semanais. Além dos educadores, Diretorias Regionais de Ensino que exerçam as atividades de suporte pedagógico à docência, compreendendo as funções de direção, administração, planejamento, inspeção, supervisão, orientação e coordenação serão abrangidos pelo reajuste.

O projeto de lei foi encaminhado a casa pelo Governo do Estado em regime de urgência e terá que passar pela aprovação dos deputados para só assim ir para sansão do governador e o benefício chegar aos professores.

COMISSÃO CENTRAL DA FESTA APRESENTA RELATÓRIO FINANCEIRO AO PADRE FRANCISCO DAS CHAGAS EM CARAÚBAS/RN


Na noite desta última quinta-feira (16), a comissão central da Festa de São Sebastião, apresentou todo balanço financeiro da parte religiosa ao padre Francisco das Chagas, responsável pela paróquia do município.

Após ser feita todas as explicações ao administrador paroquial, ficou acertado que o balanço dos festejos, será divulgado de forma oficial durante as missas da manhã e noite do próximo domingo (19).

"Iremos divulgar durante as missas da manhã e noite do próximo domingo, como também iremos divulgar em blogs e deixar fixado no mural da igreja, para que todos os devotos e fiéis tomem ciência de quanto entrou e onde foi gasto todo dinheiro", disse o presidente da comissão, Josivan Viana. 

LEGISLATIVO CARAUBENSE VOLTA AOS TRABALHOS NESTA SEXTA-FEIRA (17)


Após um bom recesso, a Câmara de Vereadores de nosso município, retornará as suas atividades normais na tarde desta sexta-feira (17), quando o prefeito Juninho Alves, irá realizar a leitura anual do executivo, abrindo oficialmente o ano legislativo. 

Assim como ocorre em todas as Câmaras de Vereadores em sua primeira sessão do ano legislativo, não há nenhum expediente na pauta, apenas é lida a mensagem anual do executivo e os trabalhos são encerrados.

A sessão de abertura será realizada nas dependências da sede do legislativo municipal, a partir das 15h30min e deverá contar com uma boa presença de representantes das mais variadas instituições e órgãos caraubenses.

16/02/2017

FELIPE GUERRA: EM BRASÍLIA, PREFEITO HAROLDO FERREIRA VISITA POLÍTICOS E MINISTÉRIOS EM BUSCA DE RECURSOS


Desde a última terça-feira (14), que o prefeito Haroldo Ferreira, seu vice Salomão Gomes e o Chefe de Gabinete, Gilvandro Fernandes, estão em Brasília/DF, onde percorreram gabinetes de políticos e de Ministros em busca de recursos para Felipe Guerra/RN.

Na ocasião, o prefeito visitou o gabinete dos senadores José Agripino Maia e Garibaldi Alves, além dos deputados federais Zenaide Maia e Rafael Motta. O Ministro do Esporte, Leonardo Carneiro, também teve uma audiência com o gestor, que pleiteou a inclusão de Felipe Guerra em vários programas do governo federal.

Em todas as visitas foram prometidas ajudas ao município, principalmente na área da saúde, já que por lei é obrigatório que 50% das emendas parlamentares sejam destinadas para esta área. 

O prefeito achou a visita proveitosa, uma vez que diversos recursos para saúde e esporte foram assegurados pelos parlamentares potiguares e pelo Ministério do Esporte.

 Prefeito e Vice ao lado do Chefe de Gabinete de José Agripino.

 Senador Garibaldi Alves assegurou recursos para o município.

 Audiência com Ministro do Esporte.

 Gab. deputado Walter Alves com o chefe de Gabinete Marcos Antonio.

Visita ao Gab. Deputada Zenaide Maia, jundo ao chefe de gabinete da parlamentar.

Comitiva no Gab. Deputado Rafael Motta

OBRA DE CONSTRUÇÃO DE DEPÓSITO DE DEJETOS DA VÁRZEA SERÁ EMBARGADA PELA PREFEITURA


Em conversa com o Secretário Municipal de Políticas do Campo e Meio Ambiente de Caraúbas, Elionaldo Benevides, o blog recebeu a informação que a obra de construção do depósito de dejetos de uma empresa da cidade de Apodi, que seria feita na região da várzea, será embargada pelo município.

De acordo com Elionaldo, foram encontradas algumas irregularidades na obra, que também precisa de uma declaração da prefeitura autorizando a continuação da mesma, mas que, segundo o secretário, o município não expedirá o documento pois não concorda com a finalidade da construção.

"Mantive contato ainda na noite de ontem (15), com o responsável pela empresa, e informei a ele que encontramos algumas irregularidades, e que inclusive tem que ser emitido uma declaração pelo município, mais nós não iremos emitir pois não aceitamos a construção", frisou Elionaldo.

Ainda de acordo com o auxiliar do prefeito, irá ser tentado uma audiência com o Juninho Alves buscando o diálogo e a resolução do problema entre município e empresa, mas que a resposta do gestor será a mesma do secretário.

"Eles querem marcar uma reunião com o prefeito e conosco para dialogar, mas a resposta do prefeito foi a que eu repassei, pois ele me autorizou a dizer que não irá aceitar a construção", finalizou o Secretário. 

A empresa ainda deverá receber uma notificação oficial da prefeitura nessa sexta-feira (17), e deverá para os trabalhados de construção do depósito na área pertencente ao município de Caraúbas.

REPRESENTANTES DO SESI, IEL E SENAI SE REÚNEM COM PREFEITO EM CARAÚBAS



Os representantes do Serviço Social da Indústria (SESI), Denilson Santana, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Camila Carvalho e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Katiana Confessor, estiveram reunidos com o prefeito de caraúbas nesta quarta-feira (15).

No encontro, que além do prefeito Juninho Alves contou com a participação do Secretário Municipal de Administração, António Tácio, e da Secretária Municipal de Assistência Social, Josilene Ferreira, foi discutido a realização de cursos, capacitações e estágios por parte dos órgãos.

Ao final, os representantes saíram de Caraúbas com as demandas para apresentarem aos seus órgãos, e discutirem o fechamento da parceria com a prefeitura que pode render capacitação para população, programa de estágio para os estudantes e orientações sobre saúde e segurança do trabalhador nas empresas. 

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL LIBERA CALENDÁRIO OFICIAL PARA SAQUE DA CONTA INATIVA DO FGTS



A Caixa Econômica Federal liberou nesta terça-feira (14), o calendário para brasileiros que tem direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), em contas inativas. 

O calendário de pagamento terá início em 10 de março, se estendendo até 14 de junho. Cerca de 213 mil trabalhadores terão direito ao saque no Rio Grande do Norte, que tem cerca R$ 193 milhões disponíveis para realizar o pagamento dos beneficiados.

Para realizar a consulta do saldo do FGTS Clique Aqui

COM ESTOQUE DE BOLSAS ZERADO, HEMOCENTRO/MOSSORÓ NECESSITA DE SANGUE "O" NEGATIVO COM URGÊNCIA



O Hemocentro de Mossoró está com seu banco de sangue, tipo "O" negativo, zerado, e necessita de doadores para repor o estoque com urgência. A maior preocupação é que se aproxima o período carnavalesco e aumentam o número de acidentes e a quantidade de sangue utilizado com as vítimas aumenta consideravelmente.

Os caraubense e/ou oestanos que estiveram na capital do oeste podem realizar doações no Hemocentro de Mossoró que fica localizado ao lado do Hospital Regional Tarcisio Maia, de segunda a sexta das 7h às 18h e aos sábados das 7h às 17h.

Requisitos para doar Sangue:

Requisitos básicos

- Estar em boas condições de saúde.
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
- Pesar no mínimo 50kg.
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
- Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Impedimentos temporários

- Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.
- Gravidez
- 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
- Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
- Tatuagem / maquiagem definitiva nos últimos 12 meses.
- Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.
- Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar 12 meses.
- Qualquer procedimento endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia etc): aguardar 6 meses.
- Extração dentária (verificar uso de medicação) ou tratamento de canal (verificar medicação): por 7 dias.
- Cirurgia odontológica com anestesia geral: por 4 semanas.
- Acupuntura: se realizada com material descartável: 24 horas; se realizada com laser ou sementes: apto; se realizada com material sem condições de avaliação: aguardar 12 meses.
- Vacina contra gripe: por 48 horas.
- Herpes labial ou genital: apto após desaparecimento total das lesões.
- Herpes Zoster: apto após 6 meses da cura (vírus Varicella Zoster).

Impedimentos definitivos

- Hepatite após os 11 anos de idade. *
- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
- Uso de drogas ilícitas injetáveis.
- Malária.

* Hepatite após o 11º aniversário: Recusa Definitiva; Hepatite B ou C após ou antes dos 10 anos: Recusa definitiva; Hepatite por Medicamento: apto após a cura e avaliado clinicamente; Hepatite viral (A): após os 11 anos de idade, se trouxer o exame do diagnóstico da doença, será avaliado pelo médico da triagem.

Respeitar os intervalos para doação

- Homens - 60 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses).
- Mulheres - 90 dias (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses).

PREFEITO APRESENTA DÍVIDAS QUE SOMAM MAIS DE R$ 19 MILHÕES DEIXADAS PELA GESTÃO ANTERIOR EM CARAÚBAS


O prefeito do Município de Caraúbas, Juninho Alves, em resposta aos dados apresentados pelo ex-secretário de Finanças da prefeitura, apresentou através de sua assessoria de comunicação, um relatório de dívidas na Ordem dos R$ 19 milhões nos cofres públicos. 

De acordo com as planilhas, o valor total dos débitos deixados para atual administração foi de R$ 19.198.361,54 (Dezenove milhões cento e noventa e oito mil, trezentos e sessenta e um reais e cinquenta e quatro centavos).

Confira a nota:





"NOSSO MUNICÍPIO NÃO VAI ACEITAR ISSO QUE ESTÁ ACONTECENDO", DIZ PREFEITO SOBRE POSSÍVEL CONSTRUÇÃO DE TANQUES DE DEJETOS


Na tarde desta quarta-feira (15), o prefeito do município de Caraúbas, Juninho Alves, esteve juntamente com seu vice, Paulo Brasil, e vários de seus auxiliares diretos, visitando a área onde poderão ser construídos depósitos de dejetos de um município vizinho. 

Durante a visita que contou com a presença de vários populares, o chefe do executivo municipal escutou a insatisfação da população, e externou que o município irá tomar todas as medidas cabíveis para barra a obra, além de informar aos órgãos de fiscalização ambiental sobre o que está acontecendo na área, que de acordo com moradores, já foi colocado dejetos sem autorização e ainda teve parte de sua mata nativa desmatada.

"Nós vamos comunicar ao IDEMA o que está acontecendo aqui e vamos tomar todas as medidas necessárias para que isso não aconteça, que não sejam construídos esses tanques. Nosso município não vai aceitar isso que está acontecendo. Iremos falar com o IDEMA, para ver o que pode ser feito, mais o próprio município também vai tomar suas medidas cabíveis", relatou o chefe do executivo municipal.

A população segue apreensiva e acredita que com as medidas adotadas pelas autoridades a obra seja embargada e a construção dos tanques que poderia vir a poluir o lençol freático, afluentes de riachos e reservatórios da região, sobretudo a lagoa do Apanha-Peixe, seja barrada.

Além do prefeito e seu vice, também participaram da visita, o Secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Miguel Araruna, o Secretário de Políticas do Campo e Meio Ambiente, Elionaldo Benevides, o Procurador Geral do Município, Gilson Monteiro, dentre algumas lideranças e populares da região. 






"DEUS QUANDO DÁ O TALENTO PARA O SER HUMANO, ELE O DÁ PARA FAZERMOS ALGO POR ALGUÉM", DIZ NETO CARAÚBAS APÓS JOGO


Na manhã do último domingo (12), o jogador Neto Caraúbas, esteve participando de mais um jogo beneficente, desta vez no município de Encanto/RN, onde na ocasião, foi arrecado cerca de R$ 970,00 reais e alguns quilos de alimento.

A partida em que, os amigos de Neto Caraúbas venceram pelo placar de 3 x 1 a Seleção de Encanto, tinha o objetivo de arrecadar recursos para a recuperação do jovem Monaeliton, que se recupera de uma grave acidente.

Em conversa com o blog, o fixo que já atuou na seleção Brasileira de Futebol de Salão, explicou o porquê essa sua dedicação em sempre está ajudando aos mais necessitados através de jogos beneficentes.

"Deus quando dá o talento para o ser humano, ele dá para fazermos algo por alguém, e não ficar só pra gente. Eu sou um privilegiado, de poder de alguma forma poder ajudar o próximo. Deus tem me abençoado e eu tenho tentado abençoar o próximo com o talento que ele me deu. E eu fico muito feliz quando eu tenho a oportunidade de ajudar alguém, como foi o caso desse rapaz que sofreu esse acidente e ficou sem poder andar e falar", externou Neto. 

O jogador que é uma das referências em futsal de todo Rio Grande do Norte , demonstrou mais uma vez a sua boa vontade de ajudar o próximo e participou de mais uma partida de cunho filantrópico na região. 

NOTA DO BLOG: Que os atos que o caraubense realizou nos últimos dias, sirvam de exemplo para todos, sobretudo nossos governantes, e que mais pessoas se preocupem em ajudar o próximo.

PREFEITURA DE CARAÚBAS CONVOCA FUNCIONÁRIOS COM SALÁRIOS DE 2016 PENDENTES


A prefeitura municipal de Caraúbas, está convocando os funcionários que estão com seus proventos do ano de 2016 ainda por receber. A medida visa identificar os servidores que realmente trabalharam e/ou que estavam com o salário compatível com seu cargo e dias trabalhados.

Os funcionários devem comparecer do dia 16 ao dia 22 de fevereiro na Secretária Municipal de Administração, portando documentos pessoais de identificação (RG, CPF e/ou carteira de identificação profissional) e cópia do livro de ponto e/ou declaração do responsável pelo setor onde exercia suas atividades, referentes aos dias trabalhados no mês de dezembro de 2016.

Após a entrega dos documentos, uma comissão especial formada pela atual gestão irá analisar os casos e comprovada a prestação do serviço por parte do servidor, o processo do mesmo será encaminhado para a Secretaria de Finanças para efetuar o devido pagamento.

A convocação foi publicada na edição do diário oficial desta quinta-feira (16), e partiu do gabinete do prefeito na última quarta-feira (15).

Para acessar a convocação completa Clique Aqui

15/02/2017

POPULAÇÃO RECLAMA DE FALTA DE MÉDICOS NA COMUNIDADE DE APANHA-PEIXE E SECRETÁRIA GARANTE PROFISSIONAL PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA (20)




A população da comunidade de Apanha-Peixe, em Caraúbas, vem reclamando das constantes faltas de médicos na Unidade Básica de Saúde da localidade, que também serve para moradores de comunidades circunvizinhas.  

De acordo com populares, a unidade de atendimento chegou a ter uma profissional médica por três dias, contudo, a mesma não apareceu mais, deixando a população sem o atendimento médico necessário.

O blog entrou em contato com a Secretária Municipal de Saúde, Monique Barreto, que reconheceu o problema, mas justificou a ausência de profissionais na comunidade e garantiu o atendimento médico para próxima segunda-feira (20).

"Infelizmente encontramos dificuldades em achar profissionais para região, o primeiro médico que contratamos passou em um processo seletivo, o segundo, uma mulher, ainda veio três dias, mas devido ao deslocamento, desistiu de atender lá, um terceiro ainda visitou as instalações, contudo não quis o contrato. Mas, já fechamos com um novo médico que irá iniciar próxima segunda-feira na unidade de Apanha-Peixe", garantiu Monique.

"IREMOS CONCEDER UM REAJUSTE SALARIAL DE 7,64% AOS PROFESSORES EM PARCELA ÚNICA", DIZ PREFEITO JUNINHO ALVES APÓS REUNIÃO COM SINDICATO


Na tarde desta quarta-feira (15), o prefeito Juninho Alves, ao lado de seu vice-prefeito Paulo Brasil e alguns auxiliares, estiveram na sede do Sindicato dos Servidores Públicos de Caraúbas, visando discutir o reajuste salarial dos professores e outros benefícios pleiteados pelos servidores municipais. 

Na ocasião, um dos principais pontos discutidos com a categoria, foi o reajuste salarial para os professores, em que o prefeito e sua equipe se prontificaram a pagar um aumento de 7,64% aos professores nível PE, PCE e PM em parcela única, já nos mês de março, uma vez que os educadores de nível PCA, já receberam o reajuste no salário referente ao mês de janeiro.

"Assim como falei durante a entrevista ao blog, nossa administração terá como prioridade a educação, por isso, acatamos a reivindicação do sindicato e vamos conceder um reajuste salarial  de 7,64% aos professores já mês de março", frisou o prefeito Juninho após a reunião.

Além do reajuste, o prefeito também se comprometeu a pagar as rescisões por aposentadoria em ordem cronológica obedecendo ao teto de R$ 8 mil reais mensal, formar uma comissão com 5 membros do executivo e 5 do sindicado para elaboração de elaborar uma Lei Única Municipal que contemple todos os servidores e não apenas professores como a vigente, pagar o 1/3 de férias aos professores agora na folha de pagamento do mês de fevereiro e em 15 dias montar uma junta médica para o município.  

A categoria agora deverá se reunir em assembleia geral para validar o aumento e os demais pleitos adquiridos durante o encontro dessa quarta-feira. 

Confira o documento de comprometido do prefeito com o reajuste salarial:

i

QUEM SOU EU

QUEM SOU EU

Leysson Gurgel Carlos

Bacharel em Ciências Sociais pela UERN. Ex-integrante do blog Caraúbashonews e também ex-assessor de comunicação da Prefeitura de Caraúbas.

CaraúbasNews

O blog irá sempre ser pautado na ética, no comprometimento e na imparcialidade, buscando sempre trazer notícias com rapidez, dinamismo e credibilidade para leitor.

Contatos

Email: [email protected]
Facebook: @CaraúbasNews
Twitter: @leyssoncarlos

Copyright © Caraúbas News