08/04/2018

BRASIL OCUPA ÚLTIMO LUGAR NA AMÉRICA NO RANKING DE ATUAÇÃO DAS MULHERES NA POLÍTICA


Nos últimos anos o mundo vem vivenciado uma revolução feminina em busca de uma maior igualdade entre os gêneros, em especial em esferas de poder historicamente dominada por homens, como a política. No Brasil a jornada pela busca de uma maior igualdade será longa, ocupando a 161ª posição de um ranking de 186 países sobre a representatividade feminina no poder executivo. O país está atrás de todos os outros países do continente americano.

Em primeiro lugar no levantamento, que analisou a evolução histórica da participação feminina no poder Executivo de 1940 até hoje, está a Nova Zelândia, seguida do Chile e Reino Unido. Os números são do Projeto Mulheres Inspiradoras, que atua pela participação feminina nos espaços de poder.

Como fontes para a busca dos dados, foram checadas informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Organizações das Nações Unidas (ONU) e Banco Mundial. A pesquisa apontou, por exemplo, que dos 186 países ranqueados, somente 17 têm mulheres como chefes de governo atualmente. Isso significa que hoje, cerca de 92% da população mundial é governada por homens.

Na realidade brasileira, a participação feminina nomeada para cargos de alto escalão, num período de dez anos, apresentou crescimento de 4,5%. Apesar disso, atualmente apenas uma mulher é ministra no país, a Advogada Geral da União (AGU) Grace Maria Mendonça. Enquanto isso, a média mundial de mulheres no primeiro escalão chega a 18%.

0 comentários:

Postar um comentário

QUEM SOU EU

QUEM SOU EU

Leysson Gurgel Carlos

Bacharel em Ciências Sociais pela UERN. Ex-integrante do blog Caraúbashonews e também ex-assessor de comunicação da Prefeitura de Caraúbas.

CaraúbasNews

O blog irá sempre ser pautado na ética, no comprometimento e na imparcialidade, buscando sempre trazer notícias com rapidez, dinamismo e credibilidade para leitor.

Contatos

Email: leyssongc@gmail.com
Facebook: @CaraúbasNews
Twitter: @leyssoncarlos

Copyright © Caraúbas News