05/03/2018

CARAÚBAS COMPLETA 150 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA



Localizado na chamada Zona Oeste do estado do Rio Grande do Norte, o município de Caraúbas se tornou, ao longo de sua história, num dos mais prósperos da região. Hoje, está sendo festejado mais um capítulo, mais precisamente o 150º.

Segundo relatos históricos, o primeiro desbravador foi Baltazar Nogueira, que era filho de Manoel Nogueira, o fundador do município de Apodi. Na realidade, teria Baltazar se estabelecido numa fazenda, nas proximidades da lagoa do Apanha-Peixe. Após fixar moradia, ele se dedicou à criação de animais e ao plantio de gêneros agrícolas. Porém, em uma de suas andanças para o estado do Pernambuco, os índios que habitavam a região, destruíram sua propriedade. Isso aconteceu no final do século XVII.

No século XVIII, chegou à região o General Francisco de Souza Falcão. Vindo do Pernambuco, trazia consigo as sesmarias, de grande parte das terras que hoje compreendem ao município de Caraúbas e outro, circunvizinhos. Assim, ele fixou moradia numa fazenda na data "Cachoeira". Juntamente com sua família, passou a praticar agricultura e a pecuária.

Ao retornar de uma de suas viagens feitas ao Pernambuco, trouxe consigo um sobrinho de sua mulher, de nome Leandro Bezerra Cavalcanti. Naquela época, o que ninguém imaginou, era que o rapaz iria mudar os rumos do lugar, se tornando um dos maiores personagens da nossa história.

Casando com sua prima, Ana, Leandro fixou moradia nas proximidades do "riacho das caraúbas", onde se dedicou a várias práticas agrícolas. Em um desse anos de seca, a situação estava muito complicada. Por isso, ele fez uma promessa ao mártir São Sebastião. O pedido foi de que se não faltasse água para seu rebanho, seria erguida uma capela em homenagem ao "Santo Guerreiro".

Tendo conseguido alcançar a "graça", o casal se comprometeu em construir a capela e assim foi feito. Trouxeram uma imagem de São Sebastião para colocar no templo (que foi remodelado), que até hoje é visitado por milhares de fiéis, durante o ano todo. Porém, já naquela época foram fixadas as primeiras moradias da cidade, numa área que historicamente é chamada de " o quadro da igreja".

O Distrito Caraúbas foi criado pela Lei n° 250, de 23 de março de 1852 e elevado à freguesia pela Lei 408, de 1 de setembro de 1858. Em 5 de março de 1868, através da Lei 601, Caraúbas desmembrou-se de Apodi e tornou-se município do Rio Grande do Norte.

Desse modo, foi ao redor da humilde capela que se desenvolveu a cidade e, consequentemente, o município de Caraúbas. Na verdade, a bela história do nosso município por vezes se confunde com a luta da nossa gente, do nosso povo. E é isso que sempre chamou atenção, ao longo desses 149 anos.

Fonte: Livro Caraúbas Centenária

0 comentários:

Postar um comentário

QUEM SOU EU

QUEM SOU EU

Leysson Gurgel Carlos

Bacharel em Ciências Sociais pela UERN. Ex-integrante do blog Caraúbashonews e também ex-assessor de comunicação da Prefeitura de Caraúbas.

CaraúbasNews

O blog irá sempre ser pautado na ética, no comprometimento e na imparcialidade, buscando sempre trazer notícias com rapidez, dinamismo e credibilidade para leitor.

Contatos

Email: leyssongc@gmail.com
Facebook: @CaraúbasNews
Twitter: @leyssoncarlos

Copyright © Caraúbas News