28/06/2018

ESCOLA SEBASTIÃO GURGEL SE DESTACA ENTRE AS UNIDADES EDUCACIONAIS DA 13ª DIRED


Em 2016, o governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, implementou na educação do Rio Grande do Norte o SIMAIS – Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional da SEEC.

O SIMAIS é um conjunto de ações integradas, todas voltadas para a produção e gestão de indicadores educacionais que deverão subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para o desenvolvimento da educação estadual e promover a elevação do padrão de desempenho do sistema público de ensino.

Uma dessas ações é o RN Aprende - Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar, que tem como objetivo diagnosticar os níveis de proficiência dos estudantes nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, assim como as condições de oferta do ensino nas escolas da rede estadual, atendendo às diretrizes do Plano Estadual de Educação - PEE. Em 2016 foi feita a primeira edição do RN aprende com alunos matriculados no quinto, sexto e nono ano do ensino fundamental e nos primeiros e terceiros anos do Ensino Médio.

Os resultados de 2016 deram base para que cada escola tivesse uma META para ser alcançada em 2017, pois o objetivo dessas ações são exatamente monitorar como anda a aprendizagem para que ações possam ser feitas no sentido de melhorar a nota das escolas do Estado no SAEB.

Em 2017 foram aplicadas no dia 19 de dezembro com todos os estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio, a prova do RN aprende em todas as DIREC do Estado. É uma Avaliação Externa em Larga Escala que mostra como anda o Ensino e a Aprendizagem dos Estudantes de cada escola. Semana próxima passada, o CAED-UFJF, órgão ligado à Universidade Federal de Juiz de Fora, responsável pela aplicação das provas, correção e divulgação dos resultados, publicou a liberação dos dados alcançados por cada escola.

Na 13º DIREC, regional a qual a Escola Estadual Sebastião Gurgel está inserida, cinco Escolas participaram do processo ficando a Escola Estadual Sebastião Gurgel em primeiro lugar com o alcance da melhor média do RN aprende na regional. A escola tinha como linha de base de 2016 uma média de 2,92. Sua META para 2017 era alcançar 3,06. O desempenho dos alunos nas provas fez a escola alcançar um índice de 3,48, superando em 0,42 a meta projetada para a escola em 2017. Para 2018 a Meta da Sebastião Gurgel é 3,17, índice bem abaixo do alcançado pela escola em 2017.

Segundo as equipes administrativa e pedagógica, a escola irá intensificar cada vez mais ações no sentido de a aprendizagem continuar avançando. “Ações do PROJETO PIP continuam sendo desenvolvidos com nossos alunos, como também do PROJETO JOVEM DE FUTURO, onde a Escola também foi destaque no início do mês, na primeira avaliação de monitoramento de 2018, feito pelo Instituto Unibanco. Temos uma boa quantidade de alunos participando do PRÓ MÉDIO, além do PROJETO DESPERTAR com participação direta deles. Temos ainda, o PIBID que é outro projeto presente em nossa escola. O uso da biblioteca, cordelteca e dos laboratórios de informática e ciências oportunizando atividades diferenciadas, tem ajudado nesses resultados. Temos os encontros quinzenais e Formação Continuada com nossos professores para discutir as questões ligadas a educação e especificamente ligadas a nossos alunos e alunas. Queremos muito agradecer a esse conjunto ALUNOS E PROFESSORES, pois são eles, os responsáveis por esse DESTAQUE de nossa amada escola”. Afirma a Gestora Joelma Oliveira.

0 comentários:

Postar um comentário

QUEM SOU EU

QUEM SOU EU

Leysson Gurgel Carlos

Bacharel em Ciências Sociais pela UERN. Ex-integrante do blog Caraúbashonews e também ex-assessor de comunicação da Prefeitura de Caraúbas.

CaraúbasNews

O blog irá sempre ser pautado na ética, no comprometimento e na imparcialidade, buscando sempre trazer notícias com rapidez, dinamismo e credibilidade para leitor.

Contatos

Email: leyssongc@gmail.com
Facebook: @CaraúbasNews
Twitter: @leyssoncarlos

Copyright © Caraúbas News